Tecnologia

Novo corretor ortográfico do Microsoft Word usará inteligência artificial

O Microsoft Word anunciou uma nova ferramenta para auxiliar na escrita: o “Ideas”. Muito além de fazer as correções simples na escrita, como já faz o corretor ortográfico, a função, que usa Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de máquina (learn machine), é capaz de dar sugestões, identificar erros de concordância e sugerir para que o escritor mude alguma frase complexa que está difícil de ser compreendida.

Além disso, o recurso pode ajudar bastante em frases que não estão claras, ou quando o usuário não estiver conseguindo avançar na escrita. O sistema vai identificar as combinações possíveis e tentará deixar as frases da maneira mais compreensível que for possível.

O Ideas está presente apenas na versão online do Word, e fica visível apenas se o usuário quiser. A ferramenta é encontrada do lado direito da tela, e dá as recomendações que ele julga necessárias para auxiliar na compreensão do texto. Quando o usuário clicar no Ideas, aparecerá a lista de sugestões, e quando não for mais necessário, bastará selecionar outra ferramenta que as orientações não vão mais aparecer.
 
Outras funcionalidades

O Ideas ainda é capaz de informar o tempo aproximado de leitura e de decifrar siglas. Ele consegue fazer isso usando os dados que ficam armazenados no Microsoft Graph.

Além de ser útil para quem escreve, a função também  pode ser uma facilitadora na hora da leitura. Ela consegue extrair os "pontos chave", ou seja, as principais ideias que o texto traz, fazendo um "grande resumo" do que está escrito no documento. Não estão explícitos quais serão os pré-requisitos para que um ponto seja considerado chave para o documento.

Outro recurso é o “Word Designer”, que tem como objetivo ajudar a estilizar diferentes partes de um documento, incluindo tabelas. Isso também pode ser um facilitador na leitura, já que usando esse recurso para destacar alguma informação o leitor poderá compreender as informações mais relevantes.

Uma prévia da ferramenta estará pronta para uso em junho, exclusivamente para usuários do Office 365. No segundo semestre do ano, a função ficará disponível para todos.